quinta-feira, 22 de abril de 2010

 
Antes queremos explicar o termo celulares "chineses". Esse termo é usado aqui por ser uma maneira comum de chamar esses aparelhos, também usando "xing-ling". Não é porque são fabricados na China que são ruins. Muitos dos celulares das grandes marcas são fabricados na China, como o iPhone. A procedência aqui é da empresa, não do país, mas é um termo usado para identificar o tipo de aparelho que queremos abordar.
 
Começando do começo, por que esses celulares são ilegais? Vamos excluir o fato que eles são muitas vezes cópias de aparelhos de marcas conhecidas, já que isso está sujeito a um julgamento para definir a infração de propriedade intelectual.
 
Esses celulares genéricos são ilegais porque não foram aprovados pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, para serem vendidos no Brasil. Isso pode parecer apenas uma formalidade com o objetivo de arrecadar impostos, sujeita a influências políticas e blá, blá, blá. Mas tirando o fato de que a lei É essa, o processo de homologação dos celulares segue regras internacionais para garantir a segurança dos usuários, dizendo que aquele aparelho está em condição de ser usado com segurança pelas pessoas.
 
Que segurança é essa?
 
Você já ouviu casos de celulares que explodem? Eles acontecem e normalmente são de aparelhos de grandes marcas, vendidos mundialmente. Claro que são exceções dentre os milhões de celulares vendidos no mundo, mas acontece mesmo com celulares que passam por rigorosos testes de qualidade e são aprovados pelas agências reguladoras de muitos países, como a Anatel.
 
Agora imagine um celular que não tem o controle de qualidade e que não passa por testes para ser aprovado para a comercialização. Quem garante que aquele aparelho é seguro? Ninguém. 
 
OK. Falamos de leis e segurança, coisas intangíveis que podem não ter a menor importância para você, mas deveriam.
 
E a qualidade?
 
Você já usou um MPqualquer coisa? Você já o comparou com um celular equivalente, ou até mesmo inferior? Esses celulares genéricos têm telas não tão sensíveis ao toque, por exemplo. Elas são ruins, não respondem bem. O sistema usado, mesmo parecendo um sistema conhecido, não tem a mesma usabilidade. E é bom lembrar que mesmo tendo um sistema operacional parecido com os grandes, esses celulares não são smartphones.
 
Ah! Também tem a propaganda enganosa! Existem padrões para falar de recursos de aparelhos eletrônicos, como os megapixels de uma câmera digital. As boas marcas usam esses padrões para Active Imagefalar da quantidade de megapixels das câmeras de seus celulares. Claro que isso não é tudo, não permitindo comparar lado a lado um celular com uma câmera digital com os mesmos megapixels em termos da qualidade da foto. Mas o padrão é respeitado, dando uma noção boa da qualidade daquela câmera. Os celulares "chineses" mostram câmeras de até 12 megapixels, coisa que existe em poucos e caros celulares de marca. Mas essa medida usada por eles não é a mesma usada pelas grandes marcas, o padrão. Esses são chamados megapixels "interpolados", que são equivalentes a bem menos megapixels do que você pensa, já que você pensa no padrão. Ou seja, quando você vê um MP12 com uma "super" câmera de 5 megapixels, pensa que é boa, mas ela equivale a uma de 2 megapixels ou menos. Você foi enganado.
 
Esses celulares piratas ão baratos justamente porque usam peças de baixa qualidade, que não passariam nem no prezinho das escolas de grandes marcas que citamos acima, como a Nokia. Veja um exemplo dos testes realizados nos modelos dela:
 
 
Tirando a menina dos dentes separados falando sem parar, o vídeo é bem legal, né? Eles gelam, esquentam, apertam, torcem e deixam cair os celulares. Depois até colocam suas peças num raio-x pra ver como seus materiais reagiram e corrigir defeitos. 
 
Então temos um produto ilegal, que pode copiar o trabalho dos outros, que não foi testado pela marca nem aprovado por uma entidade reguladora, foi fabricado com peças inferiores e tem uma usabilidade inferior. 
 
Por isso tudo falamos que é melhor comprar um aparelho mais simples se o problema é o preço. Você terá segurança, garantia e usabilidade. As vantagens como o uso de dois chips e receptor de TV ainda custam meio caro em celulares de marca, mas num aparelho pirata você não sabe se vai usar esses recursos por muito tempo ou com segurança. Mas se você quer comprar pelas vantagens, saiba que literalmente está fazendo isso por SUA conta e risco. 
 
Inclusive aqui no site, bloqueamos sempre que possível propagandas vendendo esse tipo de celular genérico, pirata, MPnúmero. Mesmo assim às vezes eles aparecem, mas não queremos que você clique neles.
 
Você já teve alguma experiência interessante com esse tipo de celular? Conta pra nós aí nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário