terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que é um smartphone



Coisas que um celular NÂO precisa ter pra ser um smartphone:


- Tela sensível ao toque (touchscreen);

- Tecladão igual de computador (conhecido como teclado QWERTY);

- Preço alto.



Explicando: um celular não precisa desses itens para ser "esperto". Ele é esperto pelo que tem dentro, por sua beleza interior, ou quase isso. Veja:



Coisas que um celular TEM que ter para ser um smartphone:


- Um sistema operacional que aceite aplicativos de terceiros;

- Capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo (multi-tasking ou multi-tarefa).



Explicando: um celular esperto precisa ter condições de expandir seu uso para se adaptar às condições e mudanças de cada usuário, permitindo a criação de aplicativos por desenvolvedores que não da empresa que fabrica o celular somente. E sua esperteza precisa funcionar com várias coisas ao mesmo tempo, permitindo usar esses aplicativos junto com os outros e alternar entre eles.



É até comum só falar "sistema operacional" para os que funcionam de maneira esperta, chamando de "sistema propietário", entre outros, os que equipam celulares não espertos.



Entenda a diferença entre um "super-phone" e um  smartphone




Chamamos aqui de super-phone os celulares que tem os melhores recursos do mercado, como tela grande, câmera potente, todas as conexões atuais (Wi-fi, GPS, 3G, etc.) e outros mais, em um conjunto de cair o queixo. Esse super celular pode não ter um sistema operacional como o de um smartphone, possuindo um sistema específico, com possibilidades limitadas de expansão e utilização, diferente de um celular esperto.



Explicando melhor, esses dois tipos não precisam estar juntos: um super-phone não tem que ser um smartphone e um smartphone não tem que ser um super-phone. Exemplos:



Super-phone que não é um smartphone:

samsung_je-s8000_h1   w995_variant_frontopen_progressive_black

- Samsung Jet, Sony Ericsson W950: eles têm memória, câmera e conexões top de linha.



Smartphone que não é um super-fone:

Nokia5230_black_left_lean_lowres  motorola-q11

- Nokia 5233, Motorola Q11: câmera simples, sem 3G e o Nokia não tem nem Wi-fi.





Super-phone que é também um smartphone:

motorola-milestone-1   blackberry_storm2

- Motorola Milestone, BlackBerry Storm2



Smartphone não é só para executivos




Essa é a principal idéia que as pessoas têm sobre celulares espertos. Daí a idéia, por exemplo, que um smartphone tem que ter o teclado igual ao de computador. Daí também vem a idéia que todo celular com esse teclado é um smartphone. Não é.



Está crescendo a oferta de celulares "não espertos" com esse tecladão, conhecido como teclado QWERTY (o nome vem da sequência das primeiras letras num teclado, olha aí no seu computador). Esses aparelhos são voltados para quem digita muito, mandando mensagens SMS e/ou conversando em serviços de mensagens instantâneas. Eles não têm um sistema operacional como o dos smartphones nem são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo.



motorola_motocubo_a45_eco    image008_1

Motorolas CUBO versus FLIPOUT: só o segundo é esperto



Um celular desses, "normal", pode até deixar você ouvir música e entrar na internet, mas não passa disso. Num smartphone, você pode ouvir a música, entrar em vários sites na internet, deixar o MSN ligado para ser avisado quando alguém conversar com você, ligar o GPS e navegar até um lugar qualquer, ler uma mensagem no caminho e voltar ao programa de mapas para continuar sua rota, transferir uma música por Bluetooth para um amigo que está te acompanhando, abrir um anexo de e-mail e editá-lo em um programa que baixou pela internet e o que mais o aparelho suportar. Ufa. Isso é multi-tarefa.



Então temos diversas opções para todos os usos de smartphones, já que alguém pode querer fazer isso tudo, mas prefere um celular que caiba melhor no bolso e possa ser usado com uma mão só, dispensando o tecladão, por exemplo.



- Um celular é um smartphone baseado principalmente em O QUE ele pode fazer, não necessariamente em COMO ele fará isso.



Sistemas operacionais




Vamos dar uma olhada rápida em quais sistemas operacionais estão no mercado:

- Android: liderado pelo Google, é um sistema de código livre já adotado por diversas marcas, sendo muito elogiado e com evolução acelerada;

- Bada OS: exclusivo da Samsung é um novato, ainda não tendo mostrado a que veio;

- BlackBerry OS: exclusivo dos aparelhos fabricados pela RIM é muito usado em empresas, mas está tentando se aproximar mais dos usuários isolados;

- iOS: em sua versão 4, deu ao iPhone mais capacidades, melhorando a multi-tarefa e com isso acabando com dúvidas sobre ele ser ou não um smartphone. Exclusivo da Apple;

- MeeGo: o antigo Maemo equipa o Nokia N900 e deve aparecer mais em breve. Baseado em Linux, é elogiado e também deixa muitas expectativas;

- Symbian: um sistema dos mais antigos, muito usado pela Nokia, está chegando em novas versões que prometem tirar o peso da idade que está sobre ele;

- Windows Mobile: parecido com o caso acima, receberá em breve uma grande reformulação para se adequar às necessidades atuais, pois está ficando pra trás.



Entendeu tudo?




Se ainda ficou alguma dúvida para saber se um celular é um smartphone ou não, comente aí no campo abaixo e tentaremos responder nos próprios comentários, atualizando o artigo ou até fazendo novos posts mas detalhados.



Referências (todas em inglês):

- Comparação muito legal entre um Nokia N86 e um HTC Desire, mostrando vantagens de cada um.

- Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário