quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Teste: Apple iPhone 3GS com iOS 4


De repente você tem um novo iPhone. Não é bem assim, mas o iPhone 3GS com a nova versão de seu sistema operacional promete chegar perto disso. Começando pela capacidade de fazer multi-tarefa, o novo iPhone OS, agora chamado de iOS 4, tem várias novidades que devem deixar um dos celulares mais falados de todos os tempos ainda mais competitivo, ampliando seus dotes como smartphone.


Características principais

- Novo sistema operacional iOS 4

- Tela de 3,5 polegadas

- Câmera de 3 megapixels 

- 3G, Wi-fi e GPS

- Aplicativos pra dar e vender



Pontos negativos

- Não dá pra trocar bateria

- Bandeja do SIM é ruim

- Conector USB propietário

- Não transfere arquivos por Bluetooth



Construção e ergonomia

A primeira coisa que notamos ao pegar o iPhone é que ele é "largo". É uma sensação estranha: um celular que parece grande mas que é fino. Logo nos acostumamos com o comprimento e largura e vemos que a espessura faz o resto valer à pena.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Na frente temos a tela grande, a saída de áudio para ligações e o botão "home". O botão fica em destaque, é fácil de achar, mas algumas vezes ficamos na dúvida se o pressionamos mesmo, por sua resposta dúbia. Mas o que não gostamos mesmo é a falta de diferenciação clara entre o topo e a parte de baixo.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Em situações de pouca luz, por exemplo, é fácil pegar o celular virado pro lado errado, ou apertar o alto-falante achando que é o botão home. Não é um problema sério, mas irrita algumas vezes.

A parte traseira mostra as inscrições prateadas e o pequeno buraco da câmera. O formato arredondado é bem ergonômico e bonito.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

A parte ruim desse formato, é pra quem gosta de usar o celular sobre uma mesa, afinal, ele balança. Principalmente ao apertar a tecla home, quando ele "empina".

No topo temos a entrada para fones de ouvido de 3,5mm e o botão power, que também não é o mestre da usabilidade. Ele não se destaca muito no corpo do iPhone e tem uma resposta pior do que o botão home.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Na parte de baixo temos o conector para o cabo USB e carregador, o alto-falante no quadradinho à esquerda e o microfone no da direita. Aqui um dos maiores problemas na construção do iPhone: o alto-falante pode ser tampado facilmente e acontece frequentemente ao usar o celular na posição horizontal.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Na lateral esquerda temos as teclas de volume e uma tecla para ligar/desligar o modo silencioso. As primeiras são muito boas, fáceis de identificar com o tato e com boa resposta. A segunda também funciona bem e é fácil de achar, mas temos que ter cuidado porque não é difícil mudar o modo sem perceber.

Active ImageActive Image Active ImageActive ImageActive Image

Abaixo vemos o uso da ferramenta para colocar ou remover o chip do iPhone, bastando colocar a ponta dela no buraquinho no topo do celular, apertar um pouco até conseguir puxar a gavetinha.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Para ver como o iPhone 3GS vem embalado e os acessórios que o acompanhas, acesse o artigo onde o tiramos da caixa.

 Active Image

A construção do iPhone 3GS é muito boa. O celular passa a sensação de ser muito sólido, firme, sem folgas ou barulhos. Tivemos as críticas a alguns botões e o formato arredondado da parte traseira, mas apesar disso, ele fica muito bem na mão, proporcionando um manuseio muito agradável.



Interface e usabilidade



Agora entramos no principal ponto de interesse de nosso teste: como ficou o iPhone com o novo sistema operacional iOS 4? Se você não repara muito em telefones celulares, pode nem notar que tem algo diferente, pois, no geral, a interface e usabilidade do iPhone continuam as mesmas. Mas os detalhes... eles fazem a diferença.

Começando pela tela incial, que agora pode ter um papel de parede, que inclusive pode ser diferente da tela de bloqueio.

 Active ImageActive ImageActive Image

Abaixo vemos as configurações da tela, com tempo de bloqueio e a escolha do papel de parede para cada tipo de tela.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Agora vemos o menu chamado "Ajustes", onde definimos todas as principais configurações do celular. Abaixo passamos para a parte chamada "Geral" e em seguida para configurações de e-mail, contatos, etc.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Outra grande novidade do iOS 4 é o multi-tarefa. Quando apertamos o botão home duas vezes rapidamente, vemos uma barra na parte de baixo da tela que mostra quais programas estão abertos. Se mais de 4 estiverem abertos, basta rolar a barra para a direita para vê-los.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Para o outro lado temos um controle de música, para agilizar o acesso, junto com uma trava para impedir o giro da tela. Na última imagem acima, temos a visualização para fechar programas, que aparece quando tocamos a barra por um tempo prolongado.

Agora também podemos criar pastas para agrupar e organizar programas e atalhos. Basta arrastar um ícone para cima de outro e você terá uma pasta já com uma sugestão de nome, de acordo com o tipo dos itens selecionados. É possível mudar o nome a qualquer momento.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Para acessar um app da pasta, basta tocar nela pra abrí-la e tocar no item desejado. Para organizar ou remover algum item, toque na tela por um tempo prolongado, então poderá arrastar cada um deles ou clicar no "X" para deletar. Para tirar da pasta basta arrastar pra fora dela.

As pastas melhoraram muito o uso do celular, já que não precisamos ficar passando várias telas até chegar àquele aplicativo que está lá no final. E também por agrupar vários itens que usamos mais em um lugar só, com mais espaço.

Ao clicar no botão home estando na tela principal, somos levados à tela da busca universal, onde podemos procurar algo em todo o conteúdo do celular e na internet.

 Active ImageActive Image

O grande trunfo do iPhone, que conquista tanta gente está nessa interface simples e fácil de entender. Sem menus profundos, que têm vários níveis e informações espalhadas por eles, o usuário se acha fácil.

A tela, como sempre, uma das melhores do mercado, tem visibilidade e sensibilidade excelentes. Junto com a velocidade aprimorada o iPhone 3GS fazem o uso ser uma experiência muito boa.







Ligações, contatos e mensagens



Também nos beneficiamos da usabilidade do iPhone ao fazer chamadas. Abrindo o ícone "Telefone", vemos uma tela com as opções listadas em abas na parte inferior. Começando pelo teclado, temos teclas grandes e fáceis de usar, com um atalho para adicionar o número a um contato ou criar um novo. O campo onde aparece o número digitado pode ser copiado, para levar o número a outro aplicativo, ou podemos colar um número copiado de outro lugar.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Os outros itens nas abas inferiores mostram a lista de contatos, favoritos, ligações recentes e caixa postal. Ao clicar no nome do contato, uma ligação é iniciada. Ao tocar na seta azul de um dos contatos, vamos aos detalhes deste, que possuem vários campos e podem ser facilmente editados como vemos abaixo.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Durante uma ligação temos na tela o nome do contato, se registrado, com sua foto e abaixo grandes botões com as opções que podem ser utilizadas. Então podemos ligar o viva-voz, deixar o microfone mudo, acessar o teclado e contatos, adicionar contato ou colocar a chamada em espera.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

As mensagens também são organizadas numa lista, onde podemos clicar para ver e responder ou eliminar. Ao escrever uma mensagem, temos o campo para adicionar destinatários, que é bem legal e tem busca em tempo real, e o campo da mensagem propriamente dita, que só apenas uma linha, mas se a mensagem crescer, o espaço cresce também.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

A visualização das mensagens segue como uma conversação, organizadas no modo chamado threaded view, algo como "visualização em linha". Assim, para cada troca de mensagens com um mesmo contato, vemos as enviadas e recebidas com cores diferentes, organizadas em uma linha cronológica. E da mesma tela podemos começar a escrever a resposta, clicando no campo de texto.

Active ImageActive Image

O envio de e-mails segue o mesmo padrão das mensagens de texto, com adição de outros campos, como cópias e assunto.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

O teclado do iPhone é muito bom, podendo mudar sua opinião sobre celulares com tela sensível ao toque. A sensibilidade da tela e a resposta rápida e precisa fazem da experiência de digitar nesse celular uma coisa ótima. Só sentimos falta do retorno háptico, que faz o aparelho vibrar a cada tecla "pressionada", melhorando a experiência.



Multimídia



O iPhone 3GS tem vários acessos aos conteúdos de mídia, cada um com funcionalidades muito legais para a realização da tarefa a que se propõe. São alguns dos recursos que ajudaram a fazer a fama do celular da Apple, com mais detalhes que chegaram com a atualização par ao iOS 4.

Música

Active ImageEssa imagem aqui ao lado é um dos ícones do iPhone, chamado Cover Flow. É a visualização dos álbuns de sua biblioteca musical, onde é possível navegar por eles apenas arrastando o dedo pela tela.

É realmente um recurso muito bom para literalmente visualizar suas opções musicais, te ajudando a escolher.

Mas não é só disso que vive o player do 3GS. Abaixo vemos as visualizações de listas de reprodução, todas as músicas, o conteúdo de um álbum e as opções na aba "Mais".

Active ImageActive ImageActive ImageActive Imagetelas_iphone_3gs00018

O player em si tem uma interface simples, com os controles básicos de reprodução e volume. Ao tocar a capa do álbum, aparece uma barra no topo com a duração da faixa em execução e botões para acionar a repetição e o modo aleatório, além do controle da lista inteligente, chamada Genius.

telas_iphone_3gs00016telas_iphone_3gs00017telas_iphone_3gs00014telas_iphone_3gs00015

Se tocamos no ícone no canto superior direito do player, vemos as faixas do álbum em execução. Mesmo se estiver ouvindo uma lista de reprodução, vemos os itens que compõe aquele disco. Basta girar o telefone para passar para a visualização de álbuns, o Cover Flow. Tocando no que está no centro da tela também vemos seu conteúdo.

Na tela de bloqueio podemos apertar a tecla home duas vezes para ver os controles de execução quando algo esta tocando, facilitando o uso. Na nova barra de multi-tarefa, onde vemos os programas abertos, podemos ver à esquerda outro modo de controlar a música, juntamente com acesso à função iPod e uma tecla para travar o giro automático da tela.

Active ImageActive Image

Toda a experiência de ouvir música é muito boa no iPhone. Não podia ser diferente vindo da empresa que ajudou a revolucionar o modo como ouvimos nossas bandas favoritas.

Infelizmente o iPhone não tem rádio FM. :(

Câmera

A interface da câmera de 3 megapixels do iPhone 3GS é bem simples. Na barra que fica na lateral direita ou na parte de baixo da tela, de acordo com a posição do celular, temos o seletor para alternar fotos e vídeos, o botão de disparo e um quadradinho que mostra a última imagem registrada, bastando clicar nele para ir à galeria.

Active ImageActive ImageActive Image

A novidade trazida pelo novo sistema é o zoom digital, que aparece ao clicar no canto direito do visor. Tocando a tela também podemos escolher o local que a câmera deve fazer o foco, o chamado "touch focus" ou "foco pelo toque".

O uso da câmera é bom, com algumas demoras um pouco chatas, mas nada que seja irritante. Sem mais opções, é uma câmera simples de usar, mas sem recursos avançados. As fotos são boas em ambientes com luz adequada. Em lugares escuros não tem muito jeito, mas o iPhone consegue algumas coisas boas sem forçar muito no ruído.

Galeria (fotos e vídeos)

A galeria de imagens é muito bacana também, com navegação simples e suave, trazendo a já disseminada ferramenta para ampliar fazendo uma "pinça" com os dedos, permitido pela tecnologia multi-toque.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive ImageActive Image

Agora com a função de enviar as fotos por MMS, só faltou a permissão para enviar por Bluetooth, já que podemos enviar por e-mail também.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Se a imagem foi marcada com a localização onde foi tirada, podemos vê-la no mapa. Opções para colocar a imagem em alguma contato ou como plano de fundo, também são bem úteis. A galeria é muito boa, só queríamos um jeito mais fácil de criar álbuns e manejar as imagens.







Conectividade



O iPhone tem todas as conexões atuais, mas com restrições que nem os celulares mais básicos possuem, como a impossibilidade de transferir algum arquivo para outro aparelho por Bluetooth.

 Active ImageActive Image

Pelo menos o uso do celular como modem por USB e Bluetooth está lá, facilitando a vida de quem quer acessar a internet do notebook. O aplicativo de e-mail é muito bom e agora tem suporte para várias contas incluindo o uso do Exchange.

 Active ImageActive Image

O navegador de internet, chamado Safari, é um dos maiores destaques do celular, trazendo uma experiência excelente para acessar a maioria dos sites no iPhone.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Aqui vemos o gerenciamento de favoritos e o teclado, que pode ser usado na barra de endereços ou no campo para pesquisar diretamente no Google.

Active ImageActive ImageActive Image

O Safari realmente criou um novo patamar de navegação em celulares e até hoje continua no topo.



Outros recursos 



Agora vamos dar uma olhada rápida em vários itens que já pertencem ao iPhone de fábrica. Aplicativos básicos e não tão básicos assim, embora um dos pontos mais fortes do celular seja sua loja online e a grande variedade de opções existentes. Vamos dar uma passada por ela no final.

A bússola, pra quem corre o risco de ficar perdido no mato ou precisa saber a direção de alguma constelação. A calculadora é simples e eficiente, mas ao girar o iPhone para a posição horizontal, temos uma versão turbinada. O app de clima pode mostrar várias cidades, organizadas lado a lado.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

O bloco de notas é simples de usar, mas poderoso. Ele pode sincronizar suas anotações de várias formas, com várias contas. O gravador de voz tem uma interface muito bonita, mostra o ruído do ambiente e organiza bem as gravações.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Temos ainda um cronômetro com marcação de voltas e um contador regressivo.

Active ImageActive Image

E aqui temos o verdadeiro potencial do iPhone, para fazer quase tudo que você possa imaginar. A App Store tem uma busca global, mostra os programas organizados por categorias, novidades, mais populares, pagos e gratuitos. Sempre tem coisa nova e muitas opções gratuitas.

 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Outra coisa legal é a aba de atualizações, que mostra quais dos seus aplicativos instalados possuem algum update disponível e permite atualizar tudo de uma vez.



Palavras finais: Taí o iPhone 3GS com seu novo sistema operacional iOS 4, o que acharam? Nós achamos bem legal. Como dissemos, não é uma revolução, mas agora o iPhone satisfaz mais usuários ainda, corrigindo problemas e acrescentando funções que fazem falta num smartphone, com destaque para a multi-tarefa.

Isso que ainda não deu pra avaliar essa tal de multi-tarefa no iPhone perfeitamente, já que muitos aplicativos ainda têm que ser atualizados para fazer bom uso da função. Mas gostamos da maneira que foi implantada e sua usabilidade.

Outro detalhe importante é que isso é uma prévia do que vem no iPhone 4, onde o novo sistema ganha um hardware ainda melhor e mais capaz. Mas enquanto o 4 não chega ao Brasil ou até que o preço dele fique mais palatável, podemos usar o 3GS que ainda está de acordo com os padrões atuais, principalmente após essa revigorada. Ele já está um pouco mais longe dos top de linha de outras marcas, mas ainda muito atrativo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário