domingo, 21 de março de 2010

Teste: Samsung E1107 Solar


Características principais


- Carrega a bateria por energia solar


- Medidas reduzidas


- Lanterna


- Rádio FM 


Pontos negativos


- Não tem cabo USB nem pra colocar um papel de parede novo


- GSM apenas dual-band


 Active ImageActive Image


Construção e ergonomia


 


 Corpo em plástico e teclado de borracha. Apesar de uma combinação barata, de acordo com a proposta do celular, o E1107 não parece vagabundo. Ele é firma e não tem folgas ou rangidos. O teclado é que não é muito preciso, não dando uma resposta adequada aos apertões.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Na parte de cima temos apenas a lanterna e o alto-falante. Na lateral esquerda a entrada para o carregador. Na parte de baixo o microfone e a alça para colocar um penduricalho.


 Active ImageActive ImageActive Image


No Tirando da caixa mostramos o único acessório além do carregador, que é um bom fone de ouvido com microfone e um botão para atender/fazer/encerrar ligações.


 Active Image


Tirando os botões um pouco murchos, o E1107 Solar é um aparelho sólido, leve e de boa ergonomia.


 


Interface e usabilidade


 


Aqui também temos a vocação do Solar bem definida por uma interface simples, tela básica e os mínimos recursos. A tela inicial mostra data e hora, níveis de sinal e carga da bateria, atalhos para o menu do celular e o menu do chip, além de ícones de notificação para perfil selecionado, mensagens, etc. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O menu principal está organizado em grade, sendo fácil pelas poucas opções. Acima vemos ainda o menu de configurações e a seleção do perfil de funcionamento, que pode definir como o celular toca, se usa o alerta vibratório e outros sons.


Abaixo temos as configurações do visor. A segunda imagem mostra o papel de parede dinâmico, que altera o plano de fundo aleatoriamente. Uma pena que não temos como colocar outras imagens aí.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Temos ainda outras duas opções de tema além do branco: um verde e um azul pra dar uma variada.


Outras opções na área "Visor" são a saudação exibida ao ligar o aparelho, ativação do modo econômico que regula os itens de luz para economizar bateria e as opções para regular cada um individualmente.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Aqui vemos a seleção de idioma e opção do bloqueio automático do celular, seguidos pela configuração dos atalhos da tela inicial. Apertando os direcionais podemos abrir a função definida aqui.


 Active ImageActive ImageActive Image


Por último as definições de segurança, para bloquear o aparelho ou o chip, mudar senhas, etc.


A tela é pequena e de baixa resolução, mas dá conta do recado. O sistema funciona bem, sem atrasos e tem uma boa organização.






Especificações do Samsung E1107 


Ligações, contatos e mensagens


 


Para fazer ligações o Solar é o básico que satisfaz, não tendo nada de incrível, mas fazendo bem a tarefa. A agenda de contatos é boa, com vários campos para informações, seleção de toque para cada contato e a opção de speed dial, para ligar para seus contatos favoritos apertando apenas um número e a tecla verde.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


A visualização é boa, mostrando o número principal quando se destaca um contato. Se ele tiver outros números, basta colocar para os lados para vê-los.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O registro de chamadas também está aqui, com visualização por efetuadas, recebidas e perdidas, contando com o número de ligações em um mesmo contato.


 Active Image 


Para mensagens também o básico. Mensagens de texto apenas, com a organização padrão, mostrando o número de itens em cada pasta e itens não lidos.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Pode-se selecionar os contatos apenas clicando no campo Para, permitindo selecionar na agenda e colocar mais de um contato. A previsão de texto é boa e ainda temos modelos e a opção de Cartão de visita para facilitar.


 Active ImageActive ImageActive Image 


Nas funções básicas o E1107 Solar se dá bem, sem grandes destaques, mas com boas funcionalidades e usabilidade.


 


Multimídia


 


Aqui estamos restritos ao rádio FM, que apesar de não ser nada inovador, cumpre seu papel muito bem.


Active ImageActive Image


Ele pode ficar em segundo plano, onde aparece a esta~~ao sendo tocada na tela inicial e permite o uso de outras funções do celular. Temos ainda opções para salvar rádios favoritas e ouvir o som pelos fones de ouvido ou pelo alto-falante. Esses são bons para o nível do celular.


É uma pena que o E1107 necessite dos fones de ouvido conectados para permitir o uso do rádio FM. 


 


Organizador


 


Para organização, esse Samsung poderia ser um pouquinho melhor. Temos espaço para vários alarmes, um bloco de notas e um calendário. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Os três funcionam bem e são com certeza úteis, mas faltou a possibilidade de criar eventos no calendário, coisa simples que faz diferença.






 Especificações do Samsung E1107


Outros recursos 


 


Para complementar o uso do celular, temos diversão e algumas utilidades. Os jogos Sudoku e Super Jewel Quest são simples de jogar e muito bons para passar o tempo.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Uma calculadora básica para quebrar o galho em contas e um conversor de medidas também são úteis. 


A lanterna é um recurso muito bom, que tem uma opção no menu para ser ativada ou desativada, mas também pode ser acionada na tela inicial apenas segurando o direcional para cima.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O último utilitário é o aplicativo de contagem regressiva, onde podemos escolher um tempo e esperar ele acabar. Útil para fazer uma esteira por meia hora ou jogar alguma coisa onde falte uma ampulheta.


Vamos agora a atração principal, o motivo para o Samsung E1107 Solar chamar a atenção no mercado de telefonia móvel.


Esse é um celular que chama a atenção de costas, por seu painel solar ocupando toda a tampa da bateria. Ele é coberto por plástico, não parecendo nada frágil. 


Active Image


Pra começar, a bateria do E1107 já dura bastante. Quando pegamos o celular ele tinha dois pauzinhos de bateria e permaneceu funcionando por quase 2 dias com configurações nada econômicas.


Quando o celular desligou, anda conseguimos ligá-lo novamente e fazer uma ligação de 30 segundos. 


Quanto ao carregamento solar, podemos ver se a bateria está sendo carregada pelo painel ao olhar o medidor de carga acima do relógio. Ele apresentará um símbolo como um sol no canto esquerdo, como na imagem abaixo. 


Active Image


Primeiro fizemos teste com céu nublado. Ele ficou exposto a um tempo super fechado, com chuva, por 4 horas e conseguiu fazer uma ligação de 30 segundos. Em outro teste com o tempo menos fechado, mas ainda nublado, o Solar fez a mesma ligação com 2 horas de exposição.


Depois fizemos o teste com o sol forte, diretamente no celular. Ele ficou lá por 10 minutos e em seguida foi ligado e fez uma ligação de 2 minutos. Muito bom, não? Isso está acima do prometido pela Samsung. Ela diz que o celular carregado pelo sol por uma hora, poderia falar de 5 a 10 minutos. Vimos em outro site que ele falaria por até 1 minuto e 40 com uma carga solar de 10 minutos.


Mesmo os testes com tempo nublado foram feitos com o celular em local com incidência direta do sol naquele horário. Percebemos que o E1107 ativa o carregamento solar quando próximo a lâmpadas ou somente direcionado para ambientes externos, como em frente a uma janela. Mas o carregamento nessas condições dever ser muito baixo.


É importante notar que o Solar não consegue viver só de energia solar. Quando está ligado, ele com certeza fica mais tempo ligado, mas mesmo ficando sob o sol boa parte do dia ele acaba sucumbindo.


Se você fica muito na rua, pode levar o E1107 naquela telinha de mochilas e bolsas, ou arrumar uma capa transparente, pra quem gosta de levar o celular na cintura. 


 


Palavras finais: Missão mais que cumprida. O Samsung E1107 Solar é um celular basicão, faz as funções do que se espera de um aparelho dessa categoria com dignidade e tem uma boa construção.


Se pior defeito é o teclado meio murcho, mas que não compromete o uso totalmente. Sua maior virtude é o carregamento por energia solar, que justifica muito bem pagar um pouco a mais por um celular desse tipo.


Veja as especificações completas do Samsung E1107 Solar.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário