segunda-feira, 29 de março de 2010


Abordado como "mito ou verdade" no blog da Claro, o número 112 foi confirmado como funcional, inclusive por entrevista com atendente da polícia.
 
O número 112 foi implantado na Europa em 1991 como um padrão para os países da União Européia. Ele inclusive foi adotado como o número oficial de emergência em vários países. Muitos países do resto do mundo aceitam o 112 de telefones fixos e/ou celulares, geralmente transferindo para a central de emergência.
 
No Brasil também podemos usar outros números, como o 911 mais conhecido dos filmes de Hollywood e o 128 padrão no Mercosul, que redireciona para o 190 da região da ligação, como o 112.
 
Outro item importante: em geral não é preciso ter créditos para ligar para emergência e muitas vezes pode-se fazer esse tipo de ligação mesmo sem chip (SIM card), embora menos comum. Muitas vezes o celular também pode usar o sinal de uma operadora diferente da que está no chip do aparelho. 
 
Alguns países que aceitam o 112: Estados Unidos, Índia, Hong Kong, África do Sul, Austrália, Canadá,  e praticamente todos os países da Europa. Outros países podem usar o 112 e não estarem listados.
 
Achamos dois recursos para você ver se um país usa o número de emergência "universal", sendo útil para quem vai viajar, por exemplo.
 
Um artigo da Wikipédia com a história dos números de emergência e uma tabela por continente e país, mostrando os números de emergência oficiais e possibilidades de redirecionamento;
Página da Comissão Européia com a lista dos países que aceitam o 112 com informações de todos os tipos, incluindo que tipo de telefone pode discar pra ele e em quais línguas os atendentes podem falar.
 
Se for viajar, consulte esses sites para saber como proceder em uma situação de emergência. A página da Comissão Européia tem informação até se o país conecta celulares com chips de outros países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário