quarta-feira, 24 de junho de 2009

Então aí vai o vídeo com a saga completa do nosso bravo F480 contra as ameaças do cotidiano:









Gostou? Acha que ele sofreu muito? Veja a seguir todo o caminho percorrido pelo Samsung, com fotos e explicações dos testes e suas consequências. 


 


Algumas horas no congelador


Active ImagePara começar, vamos testar a resistência do celular à sua viagem até aquela estação de esqui dos sonhos. Colocamos o F480 dentro do congelador a uma temperatura abaixo de -10 graus centígrados (esse era o mínimo que nosso termômetro marcava).


Então ele ficou lá, por algumas 4 horas, um pouco mais. Com o tempo o celular foi ficando mais lento, mas funcionou direitinho durante todo o teste. Veja no vídeo como a resposta aos toques é um pouco mais demorada, mas ele até recebeu uma ligação estando dentro do freezer.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Depois do período no gelo, o Samsung ficou todo molhado. Ele travou apenas quando fomos usar a câmera, mas após ser reiniciado, voltou ao funcionamento normal. Até a capa de couro que tinha dado uma "empenada" no congelador voltou à sua forma original.


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Veja o vídeo do F480 no congelador:









Passou bem pelo primeiro teste. Vamos ao próximo. 


 


Ih! Caiu!


Seu celular já caiu alguma vez? Provavelmente. Pois esse aqui caiu várias.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Fizemos testes simulando quedas de baixa distância, como da altura de um bolso da calça, e de alturas maiores, como da altura da orelha de uma pessoa de 1 metro e oitenta. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O F480 não se intimidou e fez como a maioria dos celulares, espalhando suas peças pela maior distância possível. Mas nada de anormal: bateria e sua tampa se separaram do corpo do aparelho. Alguns arranhões e nada mais. Aliás, a capa de couro com certeza ajudou. Ela se separou já que é presa na tampa da bateria, mas pesou e absorveu muito dos impactos, tanto que foi a mais arranhada. 


 


Aspirando areia 


Talvez você não vá para a estação de esqui que citamos no primeiro teste, mas terá mais chances de ir para alguma praia. Ou até morar em uma, certo? Esse é um exemplo para esse teste, embora não seja o único. Afinal, sujeira, poeira e resíduos que podem danificar seu celular estão em todo lugar.


 Active ImageActive ImageActive Image


Colocamos o Samsung F480 dentro de um aspirador de pó, que já tinha bastante sujeira dentro. Então começamos a aspirar areia. Não sei se dá pra notar, mas o F480 ficou lobo abaixo da entrada da sujeira do aspirador, então a areia estava caindo bem em cima dele. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Ao final dessa tortura, o aparelho estava coberto de areia. Apesar que o teste não comprometeu o uso do celular, mantendo a funcionalidade dos botões, as tampas presentes no modelo não seguraram muito a onda.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Tinha areia no compartimento de bateria e as entradas para o cabo USB e o cartão de memória também não seguraram muita coisa. 


Veja o vídeo do F480 "aspirando areia": 









Sujo, mas ainda numa boa. Continua na próxima página.






Dando umas voltas na máquina de lavar


Esse teste não foi tão divertido como imaginamos, a princípio. Colocado numa máquina de lavar (sem água), o Samsung deveria ficar batendo de um lado pro outro, tomando muita pancada.


Active Image


Num primeiro momento usamos uma máquina de lavar vertical, o que foi bem frustrante, já que o celular não bateu nenhuma vez. Ele ficou bem apoiado no fundo e só girou, girou, girou... Então arrumamos uma máquina horizontal, então as coisas ficaram melhores.


 Active ImageActive Image


O F480 não ficou batendo o tempo todo, ele também girou com a lavadora de roupas quando essa atingiu sua velocidade "de cruzeiro", mas quando foi parando, ele sofreu mais ainda.


Veja o vídeo do F480 girando e batendo nas lavadoras de roupas:









Essa também foi muito boa. O F480 bateu bastante e dessa vez nem desmontou. Ficou com tudo no lugar, sem soltar tampa da bateria e continuou funcionando tranquilamente.


 


Passando um carro por cima


Agora sim, o que talvez foi a maior surpresa de todo o teste. Passar com um carro por cima de um celular não é uma coisa normal e tínhamos a sensação de que o teste pudesse acabar aqui.


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Não só co teste não acabou, como ele foi estendido. Deixamos o celular com sua capa de couro original e fomos em frente, atropelando o F480 em baixa velocidade. Pegamos o celular do chão e ele não tinha um quebradinho! Nada! Cadê a tela quebrada? Cadê as cores arroxeadas do LCD em pedaços? Não pode ser. Ligamos o carro novamente e voltamos com ele por cima do Samsung. Agora sem a proteção da capa na frente da tela. Mesmo resultado. 


Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Então resolvemos pegar um pouco mais pesado. Deixamos o F480 no mesmo lugar, agora sem a capa de couro, e empurramos (!) o carro por cima dele. Bem devagar. Fizemos isso mais duas vezes, praticamente deixando o peso do carro sobre o aparelho por um tempinho. Assim, conseguimos alguns arranhões (mínimos) na tela. Impressionante.


Active ImageActive ImageActive Image


Depois percebemos que não tínhamos feito isso com a tela pra cima (absurdo!) e repetimos. Marcas de pneu na tela. Apenas sujeira. Tudo que conseguimos foram marcas na parte metálica na traseira, como as da tela, causadas por "pedrinhas" do chão.


Veja o vídeo dos "atropelamentos" do F480:









Nenhuma tela quebrada, nenhuma deformação estrutural, tudo funcionando. Realmente impressionante. 


 


Mergulhando na cerveja


E quando alguém derruba um copo com cerveja na mesa do bar, bem em volta do seu celular? Coca-cola, água, dry martini... Sem medo de errar, já enfiamos o F480 inteiro numa banheira de cerveja. E a surpresa continuou, ou começou por aí.


 Active ImageActive ImageActive Image


O celular continua funcionando normalmente dentro da cerveja! A tela tinha a mesma resposta sendo operada dentro do líquido. Muito legal! Ele ficou lá, por uns 15 minutos, ligado. 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


O Samsung F480 se mostrou bom de copo. Não ficou cambaleando nem falando besteiras. Fez ligações sem enrolar a língua, com alto e bom som. Entrou um pouco de cerveja no compartimento da bateria, sem ficar encharcado.


Veja o vídeo do F480 mergulhando na cerveja:









Mesmo estando bem, sem nenhuma falha, não estava muito cheiroso, então foi direto pro banho. Continua na próxima página.





 


Tomando um banho 


Para finalizar a maratona, nosso bravo guerreiro foi para um merecido banho. A água fria foi jogada diretamente sobre ele, mirada na saída do alto-falante, nas entradas de cabos e cartões, e tudo bem esfregadinho para tirar todas as impurezas e o cheiro de cerveja.


 Active ImageActive Image


Brincamos com a tela debaixo d'água e ele não reclamou de nada. Depois do banho, ele finalmente pôde descansar, sendo todo aberto e deixado para evaporar a provável água em suas entranhas (até onde pudemos ver, a água só chegou ao compartimento da bateria).


Veja o Samsung F480 tomando um banho:









Passado o resguardo, apenas algumas marcas da experiência. Arranhões, pequenos descascados na parte metálica, uma feição mais sábia. Voltou à ativa sem reclamar: faz ligações, tira fotos, permite a navegação pelos menus como sempre. Até a canetinha stylus que fica no canto superior continua sendo retirada e colocada de volta como se nada tivesse acontecido.


Algumas fotos tiradas depois da longa tortura: 


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


 Active ImageActive ImageActive ImageActive Image


Esse tipo de teste já foi feito com outros celulares. Mas todos os que vimos, tiveram a tela quebrada (inutilizada ou não), danos graves ao corpo do aparelho, mau funcionamento ou alguma sequela grave ao final de uma tortura parecida.


 


O Samsung F480 TouchWiz nos deixou muito surpresos com sua resistência, parecendo, após o teste, que é apenas um celular com um tempo de uso. Nada que indique que ele foi maltratado dessa forma. Não faça isso em casa, mas se você é dono de um desses, fique feliz em saber que ele é bem durão. 


 


Veja as especificações e fotos do Samsung F480 TouchWiz.


Veja o teste "normal"do celular Samsung F480 TouchWiz.



__

Nenhum comentário:

Postar um comentário