sábado, 16 de agosto de 2008

Teste: Motorola F3 FONE

Características principais
- fino e leve;
- bateria duradoura;
- boa construção;
- visibilidade da tela.
Pontos negativos
- visor pobre;
- usabilidade muito simplificada.
ImageImage
Design, construcao, ergonomia
Apesar de ser um aparelho simples e barato, a última impressão que o MOTOFONE F3 poderia passar é a de ser "porcaria" ou "descartável". Esse Motorola apresenta uma construção bem sólida, passando segurança com uma aparência moderna. Ele é leve e proporciona uma boa "pegada", se ajustando bem à mão.
ImageImageImage
O teclado é bom, com divisões claras entre as teclas e sensação adequada ao apertar os botões. O controle direcional é que deixa um pouco a desejar, com "cliques" não muito precisos.
ImageImageImage
O F3 possui poucas teclas: as teclas verde e vermelha para fazer e encerrar ligações, com a vermelha servindo também para voltar e apagar textos; a tecla acima da verde, que abre o menu e seleciona as opções; e a tecla acima da vermelha, que abre a agenda.
ImageImageImage
Veja um vídeo da usabilidade na próxima seção.



Display, interface do usuario
O Motorola F3 utiliza um display EPD (Electrophoretic Display), que forma as imagens através da posição de partículas plásticas com as cores preto e branco. Por incrível que pareça é uma tecnologia desenvolvida em 1970, tendo como vantagens a economia de energia (por usar energia só para mudar as imagens e não para mantê-las) e contraste parecido com papel, por isso usado em leitores eletrônicos. O ponto negativo aqui é a fraca iluminação do display. O teclado fica bem visível, mas como se pode notar nas fotos, a tela tem apenas luzes laterais, que não chegam bem a sua parte central.
ImageImageImage 
A tela do aparelho favorece bastante a duração da bateria, mas prejudica a usabilidade e principalmente a legibilidade de textos, como nas mensagens instantâneas (SMS), onde é preciso rolar a tela lateralmente para visualizar um texto um pouco maior. Ligacoes, contatos, mensagens Esse aparelho é feito para ligações. O processo básio de digitar um número e discar é muito prático, favorecido pelo bom teclado. A agenda de contatos é que perde um pouco pelo número limitado de informações na tela. Se colocar um número de uma pesoa como "nome celular" e outro como "nome casa", quando navegar na agenda verá somente "nome" duas vezes, precisando rolar a tela lateralmente para ver o "celular" ou "casa", e depois rolar mais uma vez para ver o número.
ImageImageImage
Para enviar e ler mensagens o problema também fica no pouco espaço para visualizar o texto. Fora isso o processo é simples, podendo digitar o número de destino ou buscar na agenda.
ImageImage 
Veja o vídeo da usabilidade do aparelho:
{youtube}0NwSl7CpEUA{/youtube}

Aplicacoes adicionais
Alarme. Isso é tudo. Mais simples, impossível. Entre na função correspondente no menu, ajuste a hora desejada e de OK. Se quiser desativar o alarme, basta voltar a função correspondente e apertar o direcional para cima. Você verá que logo acima dele existe o ícone de uma lata de lixo.
Conclusão: Um telefone, é isso. O MOTOFONE F3 é um aparelho simples, que parece moderno apesar da simplicidade. Ele dá uma boa sensação ao toque, passa firmeza.
Talvez seja difícil se acostumar com ele no uso diário, mas o F3 serve muito bem como um segundo aparelho, para baladas ou em ambientes que você não quer arriscar seu preferido, até por não ocupar espaço e ser leve. Pelo preço e inovação, tem um conjunto muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário