terça-feira, 29 de novembro de 2011

Teste: LG C660 Optimus Pro

lg-optimus-proComo prometemos, agora divulgamos a nova iniciativa da LG que amplia o conteúdo sobre smartphones no Brasil, trazendo muita informação para os interessados nesse tipo de aparelho.

E para começar a contribuir com essa nova plataforma, chamada Universo Smart, publicamos o teste completo do LG Optimus Pro.

O LG C660 Optimus Pro é um smartphone com um bom preço e a combinação de um teclado QWERTY completo e a tela sensível ao toque. O sistema operacional Android vem na ótima versão 2.3 gingerbread e toca um celular com 3G, GPS, WI-fi, Bluetooth 3.0 e uma câmera de 3.2 megapixels.

Para ler o review completo, siga para www.universosmart.com.br e aproveite para se cadastrar, ler e interagir com essa plataforma que é uma ótima fonte oferecida pela LG.

Podem comentar por aqui também sobre o que acharam do teste e do Universo Smart.

UPDATE: como o site supra-citado não está mais no ar, coloco em seguida o teste na íntegra:

Teste LG C660 Optimus Pro: sinônimo de bom custo-benefício

Por Daniel Póvoa do CelularCafe.com.br

Introdução
Começo a escrever esse texto sobre o LG Optimus Pro utilizando o teclado QWERTY do próprio LG Optimus Pro.

Essa é a proposta básica desse smartphone, permitindo que eu escreva melhor sobre o que quiser, por exemplo, já no app de email para poder abrir depois no computador.



O teclado físico faz a parte da escrita e o sistema operacional Android, que aparece muito bem na tela sensível ao toque, cuida da parte de "administrar" esse texto.

O “Pro” no nome desse novo smartphone da LG dá destaque à palavra “produtividade” em sua proposta. O LG C660 Optimus Pro é um celular pensado para praticidade. A união do teclado QWERTY com a tela sensível ao toque e o sistema operacional Android vem acompanhada de um conjunto enxuto, para se fazer um pouco de tudo com um preço camarada.

Principais características:
- Teclado QWERTY completo
- Tela sensível ao toque, capacitiva, de 2,8 polegadas
- Sistema operacional Android 2.3
- Wi-fi b/g/n
- Bluetooth 3.0
- GPS
- Rádio FM

Começando com um vídeo para dar uma visão geral do aparelho:
(inserir vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3ouPuixBJzs )

Construção e ergonomia

O LG Optimus Pro tem uma construção simples e eficiente. Todo em um tipo de plástico emborrachado, não tem folgas e se ajusta muito bem ao uso com uma ou duas mãos, sem escorregar.
A parte frontal do aparelho é dividida entre a tela e o teclado QWERTY. Entre os dois estão os botões típicos do sistema Android, para abrir um menu de opções, ir para a tela inicial, voltar e abrir a busca. Apesar de estarem em uma linha entre tela e teclado, essas teclas têm ótimo tamanho e usabilidade.
Ao redor do Optimus Pro temos poucos itens, mantendo a simplicidade. A tecla para ligar/desligar/bloquear o aparelho fica no topo, junto com a entrada padrão para fones de ouvido.
Na lateral direita  a entrada microUSB, para o carregador e o cabo de dados.
Na lateral esquerda as bem definidas teclas de volume.
Na parte traseira apenas a câmera e a grade do alto-falante, que desempenha muito bem sua função.

Removendo a tampa da bateria temos a entrada para cartões de memória microSD. Não é o local mais prático, mas permite a troca de cartões sem desligar o celular e é extremamente fácil remover ou inserir um deles.

Embaixo da bateria vemos a entrada para o chip de sua operadora, também de fácil manuseio.

O smartphone tem um design simples e bonito, com linhas suaves e arredondadas, integrando muito bem suas partes e deixando o uso muito agradável.

A tela e o teclado: trabalho em equipe

Começando com a tela, temos o que talvez seja o tamanho mínimo para o uso de um smartphone sensível ao toque. Nas 2,8 polegadas do Optimus Pro a usabilidade do Android fica bem confortável, mantendo a ideia de produtividade com baixo custo.


A tela exibe bem as cores (mesmo com “apenas” 256 mil cores) e tem uma resposta excelente ao toque. A resolução VGA já é um padrão antigo, mas fica boa para o tamanho de 2,8 polegadas, permitindo ver bem os detalhes e a leitura dos textos.

As pequenas mudanças realizadas pela LG na interface padrão do Android 2.3 só vieram a melhorar o uso da tela. Como o Optimus Pro não tem uma tela enorme, a empresa só otimizou a interface dessa versão do Android, já muito boa,  para uma usabilidade que bate com o que esse celular oferece.

O teclado tem como grande destaque o formato das teclas. Elas têm um lado mais alto, estando inclinadas para o centro do aparelho. A metade da direita tem uma construção oposta à metade da esquerda. Isso ajuda a digitação com uma ou duas mãos, facilitando a diferenciação de cada tecla e mantendo a usabilidade em diversas posições dos dedos.


As teclas são firmes e precisas. Embora o “plec-plec” ouvido ao apertar cada uma delas possa incomodar alguns, ele mostra como o teclado responde bem durante o uso. E afinal, em vários aparelhos touchscreen o teclado virtual é usado pelas pessoas com efeitos sonoros, justamente para indicar o acionamento de cada tecla, tendo muitas vezes um barulho (muito) mais alto.


No canto inferior direito vemos vemos duas teclas de atalho: uma para o calendário e outra para o email. Uma ideia excelente, ainda mais em um smartphone com esse perfil. Só é uma pena que a tecla de atalho para email não pode ser usada para o Gmail.

Ah! E ainda você pode usar o teclado virtual no LG também, com ou sem barulhinho, bastando virar o celular de lado quando tiver um campo de texto.
O tamanho da tela não permite uma digitação ideal nesse teclado virtual, mas como o teclado do Android é bem feito, não impede um bom uso eventual.

Juntando tela e teclado, temos um grande poder no LG Optimus Pro. A integração dos dois funciona maravilhosamente bem e é o ponto central do celular e sua proposta.

Sistema operacional e interface

Nem todas as novidades do Android Gingerbread estão disponíveis no Optimus Pro, principalmente por ele ser um aparelho de baixo custo. Coisas como a permissão que essa versão deu para o uso da câmera frontal não fazem sentido em um aparelho que não possui esse item. Mas isso não tira o mérito da LG por ter escolhido a versão Gingerbread 2.3 para equipar o C660, muito pelo contrário.

A interface foi simplificada pela LG em alguns detalhes, tornando-a mais funcional, e com o Android sempre podemos escolher entre diversas opções para personalizar seu uso.

O celular é bem rápido, acredito que graças às melhorias na versão do Android utilizada e ao bom trabalho da LG na interface. O processador de 800mHz faz sua parte, apesar de já não ser dos mais rápidos do mercado, sendo uma boa escolha para a proposta do Optimus Pro.

A memória RAM é que faz mais falta, já que o celular avisa da falta desta quando ele é muito exigido. Mas não é um grande problema, pois só acontece com muita coisa rodando e o aviso já te leva ao gerenciador de aplicativos para fechar algum programa e voltar ao normal.

Uma das coisas que mais se beneficia do ótimo teclado físico é o envio de mensagens de texto. O aplicativo de SMS organiza muito bem as conversas com um visual limpo e bonito.

A simplicidade do LG atinge a praticidade na falta de sensores de proximidade e luminosidade.

O sensor de proximidade facilita a vida durante uma chamada, ao desligar a tela quando o celular é aproximado do rosto. O Optimus Pro é travado ao realizar ou atender uma ligação, exigindo que seja destravado ao final desta ou se precisar acessar a agenda, digitar números e outras coisas que se queira fazer durante a ligação.

Com a falta do sensor de luminosidade, não temos o ajuste automático do brilho da tela de acordo com a luz ambiente. Essa questão da tela é parcialmente resolvida com o widget de gerenciamento de energia, que conta com um botão para ajustar o brilho em três níveis. O problema mesmo é que sem esse sensor, o aparelho apaga as luzes do teclado quando ele fica sem uso por um pequeno tempo, atrapalhando a usabilidade em ambientes escuros.

Fora esses pequenos inconvenientes, que ajudam a manter o preço baixo, o C660 possui uma usabilidade muito boa. Lembrando que usei uma versão de testes, ou seja, algumas coisas podem melhorar na versão final que estará no mercado.

Multimídia e outros

A parte multimídia não foi deixada de lado no C660, apesar de não ser seu foco principal, contribuindo para sua característica de fazer de tudo um pouco.

A câmera de 3.2 megapixels tem uma interface limpa e gera imagens de boa qualidade, com cores fortes e bom contraste. Os detalhes não ficam muito definidos, mas são imagens com bom aspecto geral. A ausência do flash dificulta as fotos com pouca iluminação, acentuando os problemas da câmera.
Os vídeos compartilham das boas cores das fotos, mas ficam um pouco tremidos, exigindo um mínimo de movimento pelo usuário.

O music player é bem completo e tem uma ótima usabilidade, além de praticidades como o link direto para mais conteúdo do que está sendo executado ao clicar e segurar sobre o nome do artista, faixa ou nome do álbum, que o levará a outros itens em sua biblioteca, ao YouTube ou ao navegador.

O rádio FM também merece destaque pela ótima interface e funcionalidade, junto com um belo widget.

O LG conta ainda com a praticidade da integração com os aplicativos do Google e suas opções de sincronização.

A empresa também não economizou na conectividade, trazendo 3G, Wi-fi n e Bluetooth 3.0. O GPS também tem ótima sensibilidade, permitindo o uso adequado do excelente Google Maps.

Palavras finais

A proposta definida pela LG para o C660 Optimus Pro é cumprida muito bem. Como um smartphone prático e ágil ele é muito eficiente. Ele cabe bem no bolso (para ser comprado e carregado por aí), cabe bem nas mãos e é muito versátil com a combinação tela/teclado.

O Optimus Pro já valeria somente por esse aspecto produtivo, sendo usado para mandar mensagens e emails, navegar na internet e organizar sua vida. Mas ele tem ainda uma boa câmera, toca música muito bem e tem um excelente pacote de conectividade (para um uso básico bastaria o 3G e Wi-fi sem o “n”).

Atualmente com um preço em torno de 500 reais o LG C660 Optimus Pro é um smartphone de respeito, que merece uma olhada por todos que pretendem comprar um celular novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário