segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Teste: Nokia N78

Características principais

- GSM quadri-banda e 3G HSDPA duplo

- Câmera de 3 megapixels com autofoco

- Symbian S60 com Feature Pack 2

- Wi-fi com UPnP

- GPS com A-GPS e geotagging

- Conector de áudio 3,5 mm

- Visualizador de documentos Office e PDF

- Cartão de memória com hot swap 

 

Pontos negativos

- O que? Não tem transmissor FM?

- Teclas frontais não são bem definidas

- Tampa traseira barulhenta

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Construção e ergonomia

Seguindo o desenho atual dessa linha, o N78 tem a frente preta brilhante, lateral cobre e a tampa traseira com uma textura em preto. Essa tampa é, digamos, a única falha na construção do aparelho. Ela parece meio solta, com uns rangidos chatos. Note que ela não é frouxa, daquelas que parecem que vão cair. É só um pouco.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Fora esse detalhe, a construção do N78 é bem sólida, trazendo um bonito desenho. Sua frente limpa, mostrando apenas a tela, o direcional, o botão multimídia e as linhas do teclado, é bem agradável em sua simplicidade.

O teclado numérico, por incrível que pareça, é muito bom de usar. Mesmo com teclas pequenas e sem distinção entre elas lateralmente, não tivemos problemas com seu uso para discar ou escrever. O mesmo não pode ser dito das demais teclas frontais. O direcional tem um relevo pequeno, causando apertões acidentais na tecla central de confirmação.

Active ImageActive ImageActive Image

As outras teclas do painel, necessitam de um pouco de costume, já que não têm seus limites definidos, sendo preciso "decorar" bem sua posição. As teclas de menu e C, que ficam na parte de baixo, requerem um certo malabarismo quando o N78 está sendo utilizado com apenas uma mão.

Active ImageActive ImageActive Image

As teclas laterais, que se resumem às de volume e da câmera, são bem posicionadas, fáceis de achar e com boa resposta. A posicão dos alto-falantes também ajuda uma boa audição, com sua posição diferente, sendo um de cada lado, porém em alturas diferentes. No geral, o N78 fica bem na mão, com suas bordas arredondadas e pelo seu corpo alongado.


 

Interface e usabilidade

O Symbian presente no N78 vem com o Feature Pack 2, que tem pequenas melhorias e acréscimos de praticidade. Fora isso, é o mesmo e conhecido sistema de antes, com suas vantagens e desvantagens, mas que de forma geral tem muito a oferecer ao usuário, com uma boa usabilidade.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

Com o mesmo desenho básico, agradável e de fácil visualização, essa versão do Symbian acrescenta alguns toques no design e animações de transição que são legais e discretas, sem atrasar o uso ou distrair o usuário.

Active ImageActive ImageActive ImageActive Image

A tela também tem uma marca conhecida de qualidade: Nokia. Com 2,4 polegadas e 16 milhões de cores, é uma boa pedida para esse aparelho, proporcionando ótima visibilidade mesmo sob o sol.

 

Ligações, contatos e mensagens

Não há do que reclamar do N78 na sua função básica. As ligações têm um áudio muito bom para as duas partes e o processo todo é muito funcional. Apertando a tecla verde, pode-se ver as últimas chamadas efetuadas, recebidas e não atendidas. É possivel também ver a duração da chamada durante esta e o resumo ao final. Os alto-falantes também trazem um bom som para os toques e conversas em viva-voz.

Active ImageActive ImageActive Image

Os contatos têm os diversos campos de sempre, com possibilidade para vários números, informações adicionais e uma foto que aparece em bom tamanho durante as ligações. Uma pena o N78 não ter o recurso de discagem inteligente, onde os contatos que coincidem com o que você digita já aparecem na tela.

O sistema de mensagens também não tem grandes novidades, nem deixa a desejar em nada. É possivel gerenciar as mensagens re
cebidas, enviadas, salvas e mensagens de email, além do recurso de digitação rápida T9, que funciona a contento. 

 

Multimídia

Como alguns aparelhos recentes da série N, o N78 possui a tecla multimídia ao lado do comando direcional, que nos leva ao menu multimídia. Ele concentra as opções de música, fotos, vídeos, jogos, mapas, web e contatos.

Active ImageActive ImageActive Image

No caso mais óbvio de imagens, vídeos e jogos, o menu multimídia é o acesso principal a esses arquivos, com tipos de exibição diferentes do conteúdo. Já para mapas, web e contatos, esse menu serve como uma seleção de favoritos, possibilitando um acesso rápido aos itens mais usados.

Música

A grande decepção do N78 fica por conta da ausência do transmissor FM no Brasil. Esse recurso, pode não estar disponível em alguns países por conta de sua legislação, mas não sabemos de restrições aqui no Brasil, inclusive pelo fato de termos o transmissor presente no Sony Ericsson W980, que testamos recentemente.

Active ImageActive Image

Fora isso, o N78 carrega a qualidade musical de seus companheiros de série. Ele só não é melhor para música por não ter teclas dedicadas para esse fim. O music player é fácil de usar, com seu conteúdo separado por artistas, álbuns, etc., e com a possibilidade de criar listas de reprodução. Você pode criar uma e adicionar várias músicas de uma vez, ou ir adicionando durante o uso. Para isso basta usar o menu de opções em uma lista de músicas ou na tela de reprodução para adicioná-la a uma lista salva ou criar uma nova.

Câmera

Nessa área o N78 se saiu muito bem. Apesar de não ser da turma da última linha, com seus 5 megapixels, sua câmera proporciona ótimas fotos entre os celulares multimídia, com boas cores, contraste e detalhes.

Sua interface não mudou muito comparado com os Symbian anteriores, com a marca do foco no centro e as configurações na barra lateral. Essas englobam o flash, cores, ajustes de branco e contraste, modos de foto, tipos de disparo entre outros. O N78 manda muito bem no modo automático, sendo o ajuste de Macro (para fotos de pertinho) e o modo de flash, talvez, os mais usados pela maioria das pessoas.

Active ImageActive ImageActive Image

A tecla dedicada da câmera funciona bem. Tem os dois níveis para ajustar o foco e capturar a imagem e eles são bem distintos, não deixando dúvidas durante o uso.

A parte de gravação de vídeo é boa. Não tão boa quanto as imagens estáticas, mas dentro da normalidade do segmento. Seu uso é praticamente o mesmo do modo fotográfico, variando apenas alguns ajustes. 

Galeria (fotos e vídeos)

A galeria apresenta algumas pequenas mudanças com o Feature Pack 2. Por exemplo, agora ao passar as fotos rapidamente no modo giratório, a linha de fotos se torna curva, deixando a animação mais flúida e combinando com a maior agilidade da galeria.


 

Conectividade

O navegador nativo do Symbian melhorou muito nas últimas versões. Além de reparar problemas comuns e irritantes, ele está renderizando as páginas complexas muito bem e provendo uma navegação rápida e sem problemas.

Active Image

Achamos até que em alguns casos específicos ele manda melhor que o Opera Mini, que é um ótimo navegador para celulares, reproduzindo algumas funcionalidades de páginas específicas de maneira mais adequada.

A conexão por Wi-fi funciona muito bem, inclusive com o assistente de busca na tela inicial. As conexões por USB e Bluetooth também funcionaram a contento, sem dificuldades e com boas taxas de transferência. 

 

Organizador

Os recursos do organizador presentes no N78 são destacados pela presença de eventos próximos com acesso direto na tela inicial.

Active Image

O calendário é bem funcional, com diversos atalhos de teclado para as funções mais comuns. O sistema permite a criação de eventos especiais, compromissos, tarefas e notas. Faltou aqui a integração com os contatos, para inserir aniversários diretamente no calendário.

 

Outros recursos 

Infelizmente o N78 não veio com nenhum jogo instalado. Na verdade, nem o N-Gage, que é a plataforma de venda de jogos da Nokia, veio instalado. Tinha apenas o link para sua instalação, não tendo nem alguns demos já disponíveis, como é de costume.

O GPS presente no aparelho é outro destaque. Abre e funciona mais rápido que outros aparelhos da Nokia que já vimos. E se você não gostar do Nokia Maps, que é um ótimo programa, pode usá-lo com outros programas sem problemas.

Active ImageActive Image

O Nokia Maps tem a vantagem de poder armazenar mapas previamente baixados e instalados diretamente por um aplicativo do PC Suite do computador, muito útil para quando se vai a lugares sem sinal de telefonia móvel. As localizações preferidas podem ser acessadas diretamente do menu multimídia.

Active I<br/>mage

O relógio do N78 também é muito prático, permitindo a criação de vários alarmes com diversas configurações e a visualização de vários relógios com as horas de outros países.

Palavras finais: O N78 tem seus defeitos, como tudo na vida. Mas se você quer um smartphone multimídia, que traga um pacote generoso de funções e por um preço camarada, essa será uma ótima escolha.

Com ele temos uma boa câmera, um tocador de música muito bom (apesar da falta de teclas dedicadas), o GPS acima da média, internet de qualidade (principalmente com o 3G) e outras funções em um sistema muito bom e agora bem aprimorado.

Mesmo devendo a novidade e praticidade do transmissor FM (o que pode espantar quem o estava aguardando), o Nokia N78 agrada aos olhos e entrega um conjunto muito bom, para diversas funções sem fazer um buraco no seu bolso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário